corregedoria.tjrn.jus.br
corregedoria.tjrn.jus.br
corregedoria.tjrn.jus.br

Justiça Escola

 

Em novo formato, a equipe do programa Justiça e Escola se dividiu em três grupos com dois formadores cada desenvolvendo os temas: “Mídias e Redes Sociais na escola”; “Família” e “Violência”. Das discussões em sala de aula surgiu algo inédito: várias propostas de projetos idealizados pelos educadores para a educação local, que foram sintetizados em um projeto maior, o da criação de um Conselho de Segurança Escolar.

O juiz Undário Andrade, coordenador executivo do programa, explicou a proposta do Conselho de Segurança Escolar. “A partir da conjugação de dois pilares por sala, cada grupo de educadores formou propostas para a Educação, a partir de problemas que foram trazidos em sala de aula. Então, aqui em Pau dos Ferros, por coincidência, surgiu esse debate atual, da segurança, em uma das salas, e ele foi muito oportuno como forma de se materializar em uma proposta legislativa para ser apresentada no encerramento do programa ao Executivo, para que haja uma discussão com a Câmara de Vereadores e uma possível viabilidade desse projeto na comunidade”.

O Conselho integraria representantes do Poder Judiciário, Ministério Público, Conselho Tutelar, OAB, CREAS, CRAS e da Educação Municipal. A ideia é de promover uma maior interação entre os poderes para fazer frente à violência que deságua nas escolas. O que se pretende é tratar dos casos mais urgentes, como a violência e o tráfico de drogas nas escolas e promover uma maior proximidade da segurança pública com as unidades educacionais por meio, por exemplo, de uma ronda escolar.

O que chama a atenção é que o projeto piloto foi feito em dois dias pelos próprios professores de Pau dos Ferros, sob o acompanhamento da equipe do NAPS. Após as discussões na solenidade de encerramento do Justiça e Escola, ficou acordado que o projeto do Conselho será aprofundado e um texto final será encaminhado para a Câmara Municipal de Vereadores para aprovação de uma lei.

Fonte: Site TJRN

Scroll to top