corregedoria.tjrn.jus.br
corregedoria.tjrn.jus.br
corregedoria.tjrn.jus.br

innovare

Estão concorrendo ao 16º Prêmio Innovare – 2019, na categoria Justiça e Cidadania com o projeto do Grupo Reflexivo com Homens Autores de Violência, o Juizado da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher da Comarca de Mossoró e na Categoria juiz, concorre o magistrado Marcus Vinicius pereira Júnior, titular da 1ª Vara da Comarca de Currais Novos. Nos últimos dias 6 e 7, as Comarcas receberam a visita dos avaliadores do prêmio que realizaram a fase de entrevista e conheceram in loco a aplicação dos projetos finalistas.

Em Mossoró, o projeto selecionado trabalha com homens, autores de violência no grupo reflexivo e tem o papel de questionar os discursos, estereótipos sexuais e os valores tradicionais masculinos que reforçam a violência contra as mulheres. A assistente social Helena Leite, coordenadora da equipe multidisciplinar responsável pelo grupo, explica que o grupo “trabalha numa perspectiva de desconstrução e mudança de comportamento e traz a possibilidade de criação de centros de reeducação com homens, é uma proposta pioneira em Mossoró e também por ser realizada no próprio Juizado da Violência”.

Em Currais Novos, a experiência selecionada possui tema intitulado “Construção de Cidadania pelo Judiciário antes mesmo do Processo”, cujo objetivo é mostrar o sucesso do repasse de recursos provenientes da aplicação de penas pecuniárias e do Fundo Especial para a Infância e a Adolescência (FIA), em Currais Novos.

Na cidade, o avaliador visitou o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e diversas experiências (Caps, Casarão de Poesia, Casa do Pobre, Proerd, Polícia Mirim, RPTV, Projeto Os Cinco Sentidos do Geoparque Seridó, Projeto Vem Passarinhas no Geoparque Seridó, com visita ao Geossítio Cânios dos Apertados), financiadas com recursos oriundos deste tipo de pena.

Na ocasião, os coordenadores do projeto “Vem Passarinhar no Geoparque Seridó” entregaram um quadro em agradecimento às ações direcionadas a crianças e adolescentes e a valorização do Meio Ambiente, atividades desenvolvidas pelo magistrado.

Saiba mais

O Prêmio Innovare tem como objetivo identificar, divulgar e difundir práticas que contribuam para o aprimoramento da Justiça no Brasil, Já recebeu mais de 6.900 trabalhos e premiou, homenageou e destacou 213 práticas. Em 2019 firmou convênio com o Conselho Nacional de Justiça, com o objetivo de difundir através da parceria difundir, ainda mais, as boas e inovadoras práticas que contribuam para o aprimoramento da Justiça no Brasil.

https://www.premioinnovare.com.br/

Scroll to top