corregedoria.tjrn.jus.br
corregedoria.tjrn.jus.br
corregedoria.tjrn.jus.br

Dra. Fatima Livro

 

Nesta sexta-feira (10), durante o 9º Fórum Nacional de Juízes de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (Fonavid), aconteceu o lançamento do livro "Direito da mulher como fator de justiça e desenvolvimento: uma abordagem na legislação constitucional e infraconstitucional", da juíza Fátima Soares, do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte. Corregedora auxiliar de Justiça do RN, a magistrada coordenou a área da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do TJRN.

O livro é fruto da dissertação de mestrado da juíza, que dedicou dois anos para reunir dados e pesquisar sobre o tema. "A abordagem é em uma linguagem acessível em que eu faço um histórico evolutivo da identidade feminina, ressaltando todos os aspectos da evolução da participação da mulher na sociedade", comentou Fátima Soares.

 

Dra. Fatima Livro1

 

"Com a privação de liberdade feminina a sociedade também é afetada no que diz respeito ao direito da mulher uma vez que ela fica fora do processo de desenvolvimento, não participando das decisões políticas, não produzindo como protagonista do trabalho e com isso a sociedade se torna menos desenvolvida", explicou.

"E com as oportunidades privadas a mulher sofre também na sua dignidade de pessoa humana, ela sente impossibilitada de expressar dentro de um ambiente onde ela também tem que ser tratada como sujeito de direito", complementou.

A juíza se utilizou de exemplos do Judiciário Potiguar para defender que o estado deve garantir que a mulher tenha sua liberdade, usando como um dos exemplos a Lei Maria da Penha.

"No livro, ressalto a atuação do Poder Judiciário, o que vem sendo feito com a Lei Maria da Penha, faço uma analise no sentido de mostrar a importância da lei, quais as garantias que a lei oferece e garante para que a mulher possa se sentir mais protegida em sua cidadania", completou a juíza.

A obra é uma abordagem histórica, jurídica e evolutiva dos direitos da mulher, pontuando a presença constitucional dos direitos femininos, que foi sendo cada vez mais presente ao longo da história.

O lançamento ocorreu durante o terceiro e último dia do FONAVID, que ocorre no Hotel Serhs, Via Costeira, zona Sul de Natal. O livro pode ser adquirido na livraria Potylivros.

 

Fonte: Site TJRN

Scroll to top