corregedoria.tjrn.jus.br
corregedoria.tjrn.jus.br
corregedoria.tjrn.jus.br

Justiça na Praça Caraúbas


Na última sexta-feira (2) a agricultora Dayane Targino Maia, 24, foi uma das caraubenses que atenderam ao chamado do Poder Judiciário potiguar para mais uma edição do programa Justiça na Praça, a 54ª já realizada pelo Tribunal de Justiça do RN, por meio do seu Núcleo de Ações e Programas Socioambientais (Naps). Em meio às comemorações pelos 150 anos de emancipação do município de Caraúbas, no Alto Oeste potiguar, o TJRN e seus parceiros levaram diversos serviços gratuitos para a população da região, no evento realizado durante todo o dia na Praça Reinaldo Pimenta, Centro.

A agricultora Dayane foi em busca de atendimento jurídico para alteração em seu Registro de Casamento e ainda conseguiu uma série de documentos para seu tio de 52 anos de idade, que não tinha o CPF, nunca tirou o título de eleitor e ainda precisava renovar o documento de identidade. Sobre o serviço prestado, ela classificou como “ótimo, maravilhoso, porque a gente estava sem condições de fazer esses documentos agora”.

O balanço final de atendimentos aponta que em Caraúbas, foram realizadas: 114 audiências; 15 atendimentos no Plantão Jurídico; 139 atendimentos realizados pela OAB; sete atendimentos realizados pela Defensoria Pública; 334 atendimentos realizados pelo Cartório Cível; 42 atendimentos realizados pelo TRE; 33 consultas oftalmológicas; 530 consultas odontológicas; 50 atendimentos realizados pelas Unidades de Saúde; 70 atendimentos realizados pela Secretaria de Saúde local; 832 atendimentos na área de Assistência Social; 39 atendimentos na área da Tributação; 59 CPFs confeccionados e 200 Carteiras de Identidade emitidas.

 

Justiça na Praça Caraúbas2

 

Encerramento

O evento foi encerrado com a realização de um casamento comunitário, na Praça Reinaldo Pimenta, com a participação de 38 casais da região, com celebração pelo juiz Pedro Paulo Falcão Júnior. Houve apresentação do Coral Infantil Maria Madalena Soares, que cantou o hino centenário da cidade de Caraúbas, em homenagem ao aniversário do Município.

O prefeito da cidade, Juninho Alves, disse que vivia um momento de felicidade por presenciar uma “brilhante festa da cidadania”. Ele agradeceu ao Tribunal de Justiça e todos os seus parceiros por terem comparecido e também participarem das comemorações dos 150 anos de Caraúbas. “Acho mais do que justo que no aniversário da cidade o povo ganhe um presente como este. Cada serviço prestado aqui veio com base nas necessidades da população. E é em nome dela que agradeço por vocês estarem hoje conosco. Este é um programa de suma importância que prova como o Tribunal de Justiça se preocupa com a cidadania”, parabenizou o prefeito, desejando felicidade aos noivos e homenageando o juiz Pedro Paulo pela sua forma de trabalhar na Comarca.

A Prefeitura fez uma homenagem entregando comendas às autoridades presentes que se destacaram pelos relevantes serviços prestados à Cidade de Caraúbas, entre estas, a desembargadora Zeneide Bezerra, o desembargador Expedito Ferreira e o juiz Pedro Paulo Falcão.

Nascido no Alto Oeste, em Alexandria, o desembargador Expedito Ferreira, presidente do TJRN, falou da alegria de estar em Caraúbas para o encerramento de mais uma edição do Justiça na Praça. Ele ressaltou que o Tribunal de Justiça se comprometeu a levar o Justiça na Praça para Caraúbas e a mais cinco comarcas.

“É uma alegria nossa, desde o início da nossa gestão, fazer uma gestão de valorização do servidor e dos magistrados de primeiro grau. Isso resultou no recebimento do Selo Ouro do CNJ, mas ações como estas do Naps, acompanhado das audiências públicas contribuíram para o nosso resultadouro. Isso é uma alegria e uma satisfação”, comemorou Expedito Ferreira.

Justiça na Praça Caraúbas1

 

A desembargadora Zeneide Bezerra, coordenadora do Naps e corregedora geral de Justiça, comemorou os resultados da edição em Caraúbas. “Nós estamos felizes! Não só porque nós fizemos um trabalho de excelência junto a todos os serviços postos pelo Judiciário e seus parceiros, mas principalmente porque nós hoje estamos fazendo a felicidade de 39 casais”, externou

O representante da Igreja Católica, Júlio César falou sobre a importância do casamento, dizendo que o maior e melhor presente que os noivos recebem no dia do seu casamento é um ao outro e também a benção de Deus a cada um deles. Ele deu conselhos para os nubentes, como o perdão, o amor e o zelo que é necessário para se manter um casamento sólido e feliz. “Então, essa é a receita da felicidade, é o segredo da felicidade do casal: é um cuidar do outro. É um amar o outro!”, concluiu.

A secretária municipal de Assistência Social Sânzia Cristina elogiou a realização do casamento comunitária, destacando a importância da família para a melhoria da vida em sociedade. “Não é fácil fazer um evento como este, mas é gratificante ver o resultado que ele traz consigo, ver quantas pessoas que foram beneficiadas com a sua carteira de trabalho, e isso é dignidade. Por isso eu quero agradecer aos desembargadores Expedito Ferreira e Zeneide Bezerra por trazerem um evento como este para Caraúbas”, parabenizou.

A desembargadora Zeneide Bezerra ressaltou também que o trabalho realizado pelo Tribunal de Justiça com a Corregedoria Geral de Justiça fez com que o TJRN fosse o primeiro tribunal do país em produtividade em 2017 e conquistasse também o Selo Ouro do Conselho Nacional de Justiça. “Isto significa que nós nos preocupamos sim com a comunidade, com a qualidade dos nossos serviços, e por isso temos que fazer um agradecimento grande aos juízes e servidores que se esforçam para que os resultados aconteçam”, destacou a desembargadora.

Fonte: Site TJRN

 

Scroll to top